O Escritório Modelo de Turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi criado em 2010, com o objetivo de proporcionar aos alunos dos cursos de Gestão em Turismo, Hospedagem e Guia de Turismo a aplicação prática dos conhecimentos relativos ao profissional de Turismo. Além disso, o escritório oferece serviços de assessoria e consultoria à instituição e a comunidades carentes.

Aberto todos os dias, o escritório conta com uma equipe formada por estagiários e bolsistas coordenados pelos professores Ártemis Carvalho e Jaime Silveira. Entre as atividades desenvolvidas estão a consultoria e assessoria nas áreas de planejamento turístico, agenciamento e guiamento de viagens, transportes turísticos e hospedagem, planejamento e organização de eventos.

Para o professor e coordenador do escritório, Ártemis Carvalho, o espaço funciona como um laboratório, pois permite que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas. “De março a junho deste ano, foram realizadas diversas atividades, entre formaturas, palestras, práticas de educação ambiental e agenciamento de viagem técnica”, conta.

Segundo ele, atualmente a equipe está empenhada no planejamento de um curso de qualificação profissional em ecoturismo. “Estamos também seguindo as orientações do Ministério do Turismo para implantação do programa ‘Bem receber’, que busca preparar os profissionais do turismo para atuar na Copa do Mundo de 2014”, afirma.

Bem Receber

O programa Bem Receber foi criado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de qualificar o setor de turismo, tendo como foco as pessoas, empresas e destinos, envolvendo os setores de alimentação, hospedagem, receptivo, segurança para o turismo e serviços em geral. Participarão do programa os profissionais da linha de frente, ou seja, aqueles que têm contato direto com os turistas, em diversas áreas como hospedagem, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.

Fonte: http://www.ifs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=410:escritorio-de-turismo-do-ifs-de-planejamento-viagens-a-organizacao-de-eventos&catid=9:novas-noticias&Itemid=22