Xangai (China), 30 abr (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, inaugurou hoje a Exposição Mundial de Xangai, a maior da história por número de participantes e tamanho, em cerimônia que será fechada com uma queima de fogos de artifício sobre o rio Huangpu, que atravessa o local da feira.

A Expo 2010 deve receber em seus seis meses de duração pelo menos 70 milhões de visitantes, que percorrerão pavilhões de 189 países, entre eles 22 sem relações diplomáticas com a China, e de 50 organizações internacionais.

O Centro de Atuações da Expo foi o local escolhido para a cerimônia, que foi aberta com uma apresentação da chinesa Song Zuying junto com o ator chinês Jackie Chan, acompanhados por um coral de jovens.

Em seguida, foram içadas as bandeiras da China, do Escritório Internacional de Exposições e da própria Expo 2010, com seus respectivos hinos, seguidos por discursos oficiais de seus responsáveis, antes da inauguração de Hu.

A Expo de Xangai já é a maior da história por seu tamanho, de 5,28 quilômetros quadrados, e por número de participantes, com 239 países e organizações internacionais, e agora tem pela frente o desafio de ser a mais visitada.

Não só por seus números, a Expo 2010 também merecerá destaque por incluir inovações como a Zona de Melhores Práticas Urbanas, que abre a Expo pela primeira às cidades, que terão pavilhões próprios, assim como os países.

A iniciativa responde ao tema da feira deste ano, “Cidade Melhor, Vida Melhor”, que aborda o problema da urbanização e de como melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Além disso, a Expo 2010 será a primeira a ser transmitida virtualmente, já que terá uma réplica na internet pensada, sobretudo, para que os milhões de chineses que não poderão viajar até Xangai possam visitá-la.

A cerimônia conta com a presença do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, assim como do presidente da França, Nicolas Sarkozy, entre outros líderes dos cinco continentes.

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/04/30/comeca-em-xangai-a-expo-2010.jhtm