https://i2.wp.com/www.jcorreio.com.br/noticias/6671/get.jpg

As companhias aéreas que operam as rotas entre Brasil e Europa vão retomar nesta terça-feira (20) parte dos voos cancelados nos últimos dias por causa das cinzas vulcânicas presentes na atmosfera europeia.

As empresas informaram que as operações dependem principalmente do status dos aeroportos e podem ser alteradas durante o dia. O próprio Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido admitiu em nota que a situação das emissões de cinza pelo vulcão islandês Eyjafjallajökull podem mudar rapidamente, o que dificulta previsões definitivas.

As dicas para quem tem voos marcados para os próximos dias são: evite sair de casa sem a confirmação e, quando for possível, faça o check-in online. Se o voo não for urgente, tente remarcá-lo, pois mesmo que o avião tenha autorização para operar as condições nos aeroportos europeus estão comprometidas e o viajante poderá encontrar filas, atrasos e outras dificuldades operacionais.

Na maioria dos casos, as companhias informaram que não haverá custo adicional para os passageiros que remarcarem as datas das viagens.

Confira abaixo as previsões de algumas companhias aéreas consultadas na noite desta segunda-feira (19) pelo UOL Notícias.

British Airlines

A empresa cancelou os dois voos que chegariam hoje ao Brasil. Para terça-feira, o voo para Londres está cancelado. Os passageiros com voos a partir de quarta-feira são aconselhados a aguardar atualizações.

TAM

A companhia ainda não tem confirmação sobre a operabilidade das linhas com destino ou origem em Londres, Frankfurt, Paris e Milão para esta terça-feira (20). As rotas entre o aeroporto de Guarulhos e Madri estão operando normalmente. A TAM prometeu oferecer linhas extras quando as operações forem retomadas para atender todos os passageiros afetados.

Aerolineas Argentinas

A companhia oferece rotas entre Brasil e Madri, Barcelona e Roma. Todas estão operando normalmente.

TAP

Os voos da companhia portuguesa opera em oito capitais com destino final em Lisboa; esses voos estão operando normalmente. Para os passageiros que partem para outras capitais europeias, a companhia aconselha buscar confirmação em cada caso.

Alitalia

Em comunicado publicado na noite desta segunda, a Alitalia informa que os espaço aéreo do norte da Itália estará aberto na terça-feira a partir das 8h da manhã (horário local) para a maioria das linhas, com exceção das rotas com Reino Unido, Alemanha, Rússia e Ucrânia. Contudo, a companhia recomenda confirmar o status do voo algumas horas antes do horário previsto.

Swiss Airlines

O voo São Paulo-Zurique operou nesta segunda-feira (19). Mas a companhia informa que apesar da abertura do espaço aéreo prevista para terça, ainda haverá alguns cancelamentos. Os viajantes são aconselhados a se dirigirem ao aeroporto apenas com a confirmação de que o voo será realizado. Todos os passageiros com voos entre 15 e 23 de abril podem pedir alteração de data ou dinheiro de volta se desejarem.

Air France

Em nota, a companhia informou que está trabalhando para retomar as rotas da maneira mais eficiente e informará aos poucos sobre a situação dos voos de terça.

Iberia

A companhia espanhola recomenda o check-in online e a confirmação prévia. Em nota, foi informado que serão organizados voos de Madri para Londres e Paris com objetivo de levar os passageiros que não puderam voar nos últimos dias. Ônibus e aviões extras também operam para encaminhar os passageiros presos na Espanha para Bruxelas, Frankfurt, Munique, Paris, Berlim, Viena, Moscou, Milão, Veneza e Roma.
As rotas com o sul da França, sul da Itália, Portugal, Grécia, Istambul e com a América em geral operam normalmente.

KLM

Operações entre Amsterdã e outras cidades europeias serão retomadas gradualmente; voos intercontinentais devem acontecer no horário previsto. São possíveis remarcações de voos até 7 maio, para viagens até 10 de junho, com mesma duração de estadia. O valor do bilhete também poderá ser utilizado para compra de nova passagem, de mesmo ou maior valor, para datas após 10 de junho.

Lufthansa

Na noite de segunda-feira, os voos intercontinentais e alguns intraeuropeus foram retomados, com algumas exceções. Espera-se que todos os voos de longa distância operam dentro do horário previsto. Durante o dia, a Luftansa pretende expandir gradualmente as operações nacionais e dentro da Europa, e lembra que as operações dependem das condições atmosféricas. Os passageiros com bilhetes para viagens dentro da Alemanha podem trocá-los por passagens de trem da companhia Deutsche Bahn e serão reembolsados.

Aireuropa

Passageiro deve confirmar caso a caso. Reservas previstas para até 30 de abril poderão ser remarcadas para até 30 de junho. Reembolsos estão previstos sem penalidade.