Até dia 15 de maio, mais de 300 cidades brasileiras recebem a quinta edição do Brasil Sabor, festival que tem este ano como tema “sabores que contam histórias”.

A proposta do evento é valorizar a comida “de cada lugar”, levando sempre em conta a especialidade do estabelecimento participante. “Fazemos um esforço para cunhar a expressão ‘de cada lugar’, que remete ao francês terroir. Nossa ideia é valorizar os ingredientes e a maneira de fazer de cada região, sabendo que a gastronomia é uma das mais genuínas expressões da identidade cultural de um povo”, conta Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel (Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes), realizadora do evento. “Neste ano, o pescado está presente em 40% dos pratos”, garante.

Todas as casas elegem um prato, que deve possuir um preço diferenciado, porém fixado pelo próprio estabelecimento. Em São Paulo (SP), por exemplo, a moqueca de cação, no Consulado da Bahia, sai por R$ 25 e serve uma pessoa. Já no Rio de Janeiro (RJ), o arroz de bacalhau, no Laguiole, custa R$ 58 e também serve uma pessoa.

A novidade deste ano é a promoção “mais um por conta da casa”, em que o acompanhante de um pagante que escolhe o prato do festival ganha o mesmo prato grátis. Os dias e horários da promoção são estabelecidos por cada restaurante e devem ser consultados previamente. “Nem todos os Estados participam da promoção, por isso, o cliente deve checar antecipadamente”, diz Solmucci.

Uma dica para aproveitar melhor o evento é acessar o site http://www.brasilsabor.com.br. No endereço, estão cadastradas todas as casas que fazem parte do festival, seus respectivos pratos, valores e receitas – que, em alguns casos, ainda estão incompletas.

Fonte:http://receitas.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/04/16/festival-brasil-sabor-reune-por-um-mes-centenas-de-restaurantes-em-todos-os-estados-brasileiros.jhtm

Empanado de Aratu ao Brasil Sabor

Empanado de Aratu ao Brasil Sabor

Deliciosa lazanha de aratu com quatro queijos empanado

Fonte:http://www.brasilsabor.com.br/festival/restaurantes/exibir/3310.html