Ampliar

Presidente da PBTUR durante assinatura de posse

Numa solenidade bastante representativa, no auditório da Cinep, tomaram posse nesta terça-feira (3) o novo presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Rodrigo Freire de Carvalho, e os diretores de Marketing, Pedro Madruga da Silva, e de Economia e Fomento, Arthur Mariano Villarim.

Rodrigo Freire destacou que a ética, a dedicação e a competência na gestão pública serão as determinações frente às suas atividades na gerência da PBTUR. “Venho da vida acadêmica, carreira a qual desde que ingressei nos bancos da Universidade como estudante, e hoje como professor e pesquisador, venho me dedicando com zelo e dedicação adequados aos que lidam com a coisa pública. E esta experiência e este respeito trago à PBTUR”, disse.

E acrescentou: “É assim que darei seguimento à legenda anunciada pelo governador José Maranhão para estes um ano e dez meses que ora se iniciam: trabalho, trabalho e trabalho”. Rodrigo Freire também agradeceu a confiança demonstrada pelo governador, bem como ao PT (Partido dos Trabalhadores) pela indicação do seu nome para a PBTUR.

Ainda em seu discurso de posse, o novo presidente afirmou que o Turismo “é uma atividade que gera oportunidades para a imensa cadeia de empreendedores, da micro iniciativa individual ao grande capital. Por isso, sabemos que não basta fazer crescer o turismo, mas desenvolvê-lo no rumo correto”.

De acordo com o Rodrigo Freire, estas estratégias passam por investimentos, em formação de recursos humanos, em marketing, em dotação de infra-estrutura viária, de hotelaria, restaurantes, entre outras.

O executivo da PBTUR fez questão de ressaltar que suas ações serão orientadas para um turismo sustentável, com responsabilidade social e com respeito ao meio ambiente. “Não nos interessa um turismo predatório, muito menos tomar parte na trágica rede de turismo sexual, atividade onde o lucro e o crescimento econômico são postos acima da dignidade humana”, afirmou.

Outra estratégia a ser adotada pelo novo presidente da PBTUR é o desejo de fazer parcerias com todo o trade e demais órgãos vinculados com o turismo, além dos funcionários da PBTUR e do Governo do Estado, pois só assim os resultados se concretizam. “Estes parceiros serão interlocutores privilegiados nesta jornada que se inicia”, ressaltou.

Outro ponto lembrado foi a o potencial turístico da Paraíba, que segundo ele, ainda tem muito a ser explorado. Ele ressaltou também a exuberante beleza do litoral paraibano, o patrimônio histórico e pré-histórico, os engenhos, o circuito do frio, os mistérios das pedras, a gastronomia, o turismo religioso entre outros segmentos.

Ampliar

Rodrigo Freire, Presidente da PBTUR

Os novos gestores da PBTUR foram apresentados pelo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edvaldo Dantas da Nóbrega que reforçou sua meta de trabalhar em parceira com todos os órgãos envolvidos com atividades turísticas, além de estreitar as parcerias com o trade.

Presenças

Além de Edvaldo Nóbrega – representando o governador José Maranhão – estiveram presentes à solenidade de posse os deputados estaduais Trocoli Junior e Rodrigo Soares; o prefeito de Mataraca, João Madruga; a presidente da ABIH-PB, Manuelina Hardman; do presidente da ABRAJET-PB, Willes Leal; do executivo do João Pessoa Convention Bureau, Ferdinando Lucena;  do secretário da Associação dos Municípios do Litoral da Paraíba e também secretário de Turismo de Rio Tinto, Edvaldo Gonçalves, além de vários  representantes do trade turístico.

Também marcaram presenças o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira; o secretário executivo do Turismo do Estado, Romeu Lemos, o superintendente da Cinep, João Laércio, e demais gestores e autoridades de órgão públicos.

Trajetória

O presidente Rodrigo Freire de Carvalho, que assume a presidência da PBTUR, nasceu em João Pessoa. É Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Pernambuco e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade do Chile, em Santiago do Chile.

Foi professor de Ciências Política e de Teoria Geral do Estado e Chefe de Departamento de Direito Público na Faculdade na Ciências Jurídicas do Planalto Central em Brasília (DF), entre 2002 a 2005. Professor de Ciências Política no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba desde 2005

Fonte: PBTUR