O II Encontro Internacional de História Colonial, que tem como tema A experiência colonial no Novo Mundo – séculos XVI a XVII, será realizado de 16 a 19 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação e Departamentos de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Serão discutidas no encontro as variadas formas da experiência colonial portuguesa, espanhola, francesa, inglesa e holandesa no Novo Mundo (Américas), promovendo uma reflexão crítica sobre estas diversas realidades coloniais.

O dia da abertura do evento (16) conta com a apresentação do Coral Vox, Grupo formado por alunos de canto da Escola de Música da UFRN, especializado em música barroca, e conferência com a prof da USP Laura de Mello e Souza. Nos outros dias do encontro serão realizados mini-cursos, simpósios temáticos, atividades culturais e conferências.

As inscrições para o II Encontro Internacional de História Colonial estão estabelecidas no seguinte calendário:

1. Inscrição para participação em Simpósios Temáticos – até 24 de maio;

2. Inscrição para participação em Mini-cursos – até 30 de agosto;

3. Avaliação das inscrições em Simpósios Temáticos – até 31 de maio;

4. Resultado das avaliações das inscrições em ST´s – 1° de junho;

5. Envio do trabalho completo – 2 de junho a 1° de julho.

Mais informações sobre o encontro são obtidas no endereço eletrônico www.cchla.ufrn.br/eihc2008/.