Dubai é um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos. Sua localização entre a Ásia e o Ocidente e perspicazes homens de negócio transformaram o que era um posto no deserto em um centro de negócios regional. Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e possui o maior território entre os sete emirados. E, em termos de tamanho, Dubai vem logo em seguida. Os Emirados Árabes Unidos tem 7 diferentes famílias reais, sendo a de Dubai à mais rica delas. O país é tax free, ou seja, não há cobrança de impostos sobre as mercadorias, alimentação, passeios etc. Desta forma, Dubai começa a se projetar para o mundo atraindo o turismo de compras. Os principais itens de compras procurados pelos turistas e que oferecem preços excelentes, quando comparados com outros destinos do mundo, são: eletrônicos, perfumes, roupas, relógios, ouro, diamantes, artigos esportivos e especiarias

Dubai é conhecida hoje em dia por suas obras gigantescas e futuristas. Mais de 300 hotéis serão inaugurados nos próximos anos, além de mais duas “Palms” e o “The World”,ilhas artificiais onde serão construídos residencias, hotéis, centros comerciais e a nova Dubai.
Veja a incrível lista das mega-construções que Dubai possui em andamento:
1 – Burj Dubai e o “Downtown”, com a torre mais alta do mundo.
2 – O “Palm Jumeirah”, o primeiro de três imensos aterros no Golfo Pérsico.
3 – O “Palm Jebel Ali”, o segundo destes aterros em forma de palmeira.
4 – “The World”, um arquipélago de ilhas artificiais, posicionadas de acordo com o mapa do mundo.
5 – O “Palm Deira”, ou “Deira Island”, o terceiro aterro em forma de palmeira.
6 – “Dubai Waterfront”, uma nova cidade a ser construída sobre o mar, maior que Manhattan, em New York.
7 – O “Canal da Arábia”, um canal com condomínios de alto luxo e marinas com acesso ao mar.
8 – O “Dubai World Central Airport”, em Jebel Ali o maior aeroporto do mundo.
9 – Dubailand o maior parque de diversões do mundo
10 – “Culture Village” ao lado do Dubai Creek, com bares e restaurantes.
11 – “Festival City” também ao lado do Dubai Creek.
12 – “Commercial City” um centro de negócios dedicado à indústria de serviços.
Língua oficial:
Árabe. No entanto, o inglês é amplamente utilizado e alguns hotéis oferecem funcionários de língua portuguesa e espanhola.
Moeda oficial:
Dirham. Dólares americanos e Euros são aceitos em todos os lugares.
Como chegar:
A companhia aérea Emirates possui um vôo diário direto São Paulo – Dubai non-stop.
O tempo de vôo é de aprox. 15 horas. Hoje, Dubai utiliza o Aeroporto Internacional de Dubai, mas já está em construção o que promete ser o maior aeroporto do mundo, o Dubai World Central International Airport, com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano.
Visto:
Visto é solicitado via operador local.
Documentos necessários:
Passaporte válido e cópia da página da foto e dados pessoais do passageiro, prazo normal: US$ 60,00 quando documentação enviada até 21 dias antes da data da viagem. Urgência: US$ 100,00 quando documentação é enviada com menos de 20 dias da data da viagem.
Religião:
Islâmica.
Gorjetas:
Costuma-se no valor de 10% do total da conta, bem como é comum pagar gorjeta a motoristas e guias.
Segurança:
Um destino seguro e com o menor índice de criminalidade e violência do mundo.
Clima:
Varia de 11°C a 49°C. De janeiro a abril a temperatura alcança os 25°C. Pleno verão, de junho a setembro, a temperatura alcança a máxima de 49°C.
Bebidas alcoólicas:
Não pode ser consumida bebida alcoólica fora dos hotéis, resorts e ambientes permitidos. Por via de regra, o consumo é restrito aos hotéis e restaurantes.
Taxi:
São muito baratos e seguros.
Roupas:
Não há restrição de roupas para turistas. Recomenda-se quando em visita às Mesquitas, as mulheres estejam com um véu cobrindo a cabeça, ombros e colo, calça ou saia comprida.
Água:
Toda a água consumida em Dubai vem do mar. A mesma é dessalenizada e tratada para o consumo dos hotéis, restaurantes etc.
Voltagem:
A voltagem local é 220V.
O que fazer:
Além das compras, é claro, Dubai oferece uma variedade muito grande de passeios interessantes e exóticos, além de safaris no deserto que são imperdíveis. Os passeios mais recomendados são: Tesouros das Arábias, Jantar Show Cruise, Tour a Abu Dhabi, Safári nas Dunas com passeio de camelo e jantar com show, entre outros.