Ministério do Turismo promove maior evento de aventura do mundo Brasília (01/09) – O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promovem, no período de 3 a 7 de setembro, no Centro Imigrantes em São Paulo, o Adventure Travel World Summit South America (ATWS-SA). Evento é referência mundial no segmento e funcionará como espaço de discussão, troca de experiências e relacionamento no segmento de Turismo de Aventura e Ecoturismo. Além disso, o ATWS-SA será uma oportunidade de negócios para os operadores brasileiros e da América do Sul, uma vez que estarão presentes, nos Encontros de Negócios, 70 compradores mundiais de Turismo de Aventura. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, ressalta a importância do segmento para o turismo brasileiro. “Por reconhecer a importância deste setor, o Ministério do Turismo o elegeu como um dos seus segmentos prioritários, e o apoio dado ao Adventure Travel World Summit – South América é apenas uma das ações neste sentido”, declara.

Com apoio da Embratur, foram realizados FAM Tours (viagens de familiarização), com os compradores mundiais de Turismo de Aventura, por diversos destinos do país. Em sua primeira edição no Brasil, o evento terá como temática: Turismo de Aventura e Natureza como fator chave de desenvolvimento sustentável.

Além dos FAM Tours e encontros de negócios, onde operadoras do Brasil e América do Sul poderão apresentar e vender seus produtos para empresas nacionais e internacionais, serão promovidas palestras e discussões nas áreas de Sustentabilidade, Marketing, Inovação, Tecnologia e Gestão Empresarial.

Entre os principais palestrantes estão: Jim Gilmore, autor de livros que tiveram grande impacto na área de marketing, como a obra “Autenticidade”, considerada pela Time Magazine como uma das “10 idéias que estão mudando o mundo” e a obra “A Economia da Experiência”; Olivier Cantet, perito em montanhas e chefe-executivo da Rip Curl, famosa marca da indústria do surfe; o casal de exploradores, Margi e Gerard Moss, que por mais de 20 anos têm voado pelo mundo em pequenas aeronaves e são responsáveis pelo Projeto “Os Rios Voadores”; Carol Bellamy, ex-senadora do Estado de Nova Iorque, nomeada pela Revista Forbes como uma das “100 mulheres mais poderosas no mundo”; além de Frank Hugelmeyer, presidente da Associação da Indústria Outdoor (OIA), o principal grupo ligado ao comércio de atividades ao ar livre nos Estados Unidos.

O evento contará, ainda, com o Adventure Day, onde os inscritos no ATWS-SA terão a oportunidade de participar de atividades de aventura a serem realizadas, no dia 7 de setembro, nas proximidades da cidade de São Paulo. São oito opções de passeios oferecidos pela organização do evento: Passeio de bicicleta no Centro de São Paulo (Agência Auroraeco); acquaride em Socorro (Parque do Monjolinho); arvorismo em Santa Isabel (Adventure Park); tirolesa e arvorismo em Socorro (Parque dos Sonhos); rafting no Rio Juquiá, em Juquitiba (Canoar); caminhada em São Lourenço da Serra (Agência Trip on Jeep); canoagem oceânica pelas praias do Litoral Norte (Cia Eco); e atividade de caminhada em trilha e tirolesa em São Francisco Xavier (Portal do Equilibrium).

O evento promovido pelo MTur e Embratur é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e da Adventure Travel Trade Association (ATTA).