A cidade de João Pessoa é considerada a segunda mais verde do mundo e, portanto, a preocupação com a qualidade ambiental e a educação ambiental tem sido permanente. Recentemente foi inaugurada no Jardim Botânico, uma pista de orientação permanente batizada de Vidal de Negreiros. O nome é um culto à História do Estado, numa homenagem a André Vidal de Negreiros, paraibano que se notabilizou na luta contra a ocupação holandesa no Brasil, à frente de forças militares locais.

O Jardim Botânico de João Pessoa (Fotos: Giovanni Seabra)

O projeto ecológico tem como objetivo tornar mais íntima a relação sociedade com a natureza, para usufruto de ambientalistas, atletas, professores, estudantes, turistas e visitantes. A pista foi montada na Mata do Buraquinho, maior reserva florestal urbana do Brasil, por integrantes do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, a Universidade Federal da Paraíba e a GS Consultoria Ambiental e Planejamento do Turismo, em parceria com o Jardim Botânico Benjamim Maranhão e o IBAMA.

Pista Permanente Vidal de Negreiros

A iniciativa é pautada no trabalho Pista de Orientação Permanente: uma nova ferramenta para a educação ambiental, do general Marco Antônio Longo. A implantação da Pista foi coordenada pelo geógrafo Giovanni Seabra.

Fonte: /fernando.blogueisso.com