Rio de Janeiro (11/08) – O secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, representando o ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou na manhã de hoje da abertura da 50ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que ocorre no Rio de Janeiro de 11 a 13 de agosto. Também estiveram presentes o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o secretário especial de Turismo do Rio de Janeiro, Rubem Medina, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Álvaro Bezerra de Mello, o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio de Oliveira Santos, e o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

A “Hotelaria no Terceiro Milênio” é o tema desta edição que, depois de cinco anos, volta a acontecer na Cidade Maravilhosa, em comemoração aos 50 anos de existência do evento. Considerado o maior congresso de hotelaria do Brasil, este ano serão discutidos temas como a preparação da hotelaria brasileira para a Copa de 2014 e a pretensão de o Brasil sediar as Olimpíadas de 2016.

O secretário nacional de Políticas de Turismo destacou a importância de os hotéis estarem preparados para receber eventos desse porte. “O Brasil está apostando para valer nessa disputa [de sediar as Olimpíadas de 2016] e a hotelaria exerce um papel fundamental: o de mostrar para o Comitê Olímpico Internacional [COI] que é capaz de sediar um evento de tal magnitude. Nossa missão é readequar toda a rede hoteleira do Rio de Janeiro até outubro deste ano com os mecanismos diferenciados e criados especialmente pelo Ministério do Turismo”, informou Pereira, lembrando da importância de a rede hoteleira aderir ao novo processo de classificação hoteleira.

O apoio à realização de grandes eventos esportivos no Brasil é uma das prioridades para o ministério do Turismo. Na semana passada, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, esteve na China para acompanhar a abertura dos Jogos de Pequim, e aproveitou para ver o trabalho feito pela organização dos jogos. “A realização de um evento desse porte é, sem dúvida, uma grande janela de oportunidades para o Turismo. Mas precisamos nos preparar e investir em qualificação e infra-estrutura para atrair o turista ao Brasil”, afirma Barretto.

O ministro Carlos Lupi destacou o poder do setor de turismo, principalmente da hotelaria. “O setor emprega mais de 7,5 milhões de pessoas diretamente. O Brasil está no melhor momento em termos de geração de emprego. Em 2007 foram gerados 1,617 milhão de novos postos de trabalho formais e só nos primeiros meses deste ano já foram 1,350 milhão”.

O Conotel é promovido pela ABIH e pelo Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e tem apoio do Ministério do Turismo, do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), da Associação Brasileira de Resorts e da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux.

A organização do evento calcula receber três mil participantes, que visitarão as mais de 100 empresas expositoras e patrocinadoras no espaço de 1.000 m² com produtos, serviços e equipamentos do setor.

Fonte: Mtur