http://www.cs.fit.edu/~rmenezes/images/general/bandeira_brasil_simulada.jpg

Durante sua estada em Florianópolis (SC), onde participou de debate promovido pelo grupo RBS de Comunicação, o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), Jean-Claude Baungartem, declarou que, com crescimento rápido e acima da média do setor, o Brasil é atualmente o 14º país no ranking da economia do turismo no mundo. Em 2007, o País ocupava o 18º lugar do ranking – que contempla 176 países.

A informação faz parte do estudo da Conta Satélite do Turismo (Tourism Satellite Accounting – TSA), que visa quantificar os diversos aspectos de viagens e turismo dos países e traduzi-los em conceitos econômicos de produção, comparando-os com outras indústrias dentro da economia. O estudo coloca ainda o Brasil como o país do mundo que cresce mais rápido no setor de turismo de negócios em 2008.

“Estes números, muito positivos para o turismo brasileiro, refletem o bom momento que a economia do País vive globalmente”, avalia a presidente da Embratur Jeanine Pires.

Os relatórios do TSA também apresentam recomendações do WTTC sobre políticas que poderão ajudar a beneficiar o mercado de viagens e turismo, garantindo, em longo prazo, o desenvolvimento sustentável e a disseminação dos benefícios em todos os níveis da economia do País.

“Sou otimista, acho que o Brasil tem todas as condições de crescer rapidamente no setor de turismo, pois oferece boa infra-estrutura, diversidade natural e cultural e uma excelente gastronomia”, disse Baungartem. “Mas é preciso que tanto o setor público quanto o privado invistam continuamente em promoção e qualificação dos serviços.”
Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR