Localizada nos cariris velhos da Paraíba, fundada em 1735, ficou conhecida nacionalmente como o município de menor índice pluviométrico do Brasil.

Página viva da história da Paraíba, a cidade de Cabaceiras preserva como poucas as características arquitetônicas dos sobrados edificados no século passado, caminhando a passos largos para tombamento como patrimônio nacional.

Em 1998 recebeu do Ministério da Industria, do Comércio e do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, o selo de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo por um dos mais notáveis conjuntos arqueológicos das américas, onde se destaca o Lajedo do Pai Mateus que atualmente é objeto de pesquisas por especialistas do Brasil e do exterior.

Cenário Natural para produções de época, foi palco para o premiado filme São Jerônimo, de Júlio Bressane e a mini-série Auto da Compadecida, da Rede Globo de Televisão, Cabaceiras guarda importantes indícios da mais antiga ocupação do homem em terras americanas. A vegetação é típica da caatinga. A sua cozinha oferece uma culinária simples e das mais ricas em sabores a base de bode, galinha capoeira e carne de sol. Cidade religiosa, de povo hospitaleiro, com destaque para o artesanato em couro, preserva as tradições de sua gente através de festas populares como São Bento, São João e a inovadora Festa do Bode Rei.

Cabaceiras é, antes de tudo, um aconchegante pedaço do Brasil.